LIQUIGÁS ALERTA: consumidores devem se atentar às orientações sobre o correto armazenamento dos botijões de gás em casa ou no comércio
Consumidores devem ficar atentos às orientações de segurança no uso dos botijões durante isolamento provocado pelo coronavírus
O coronavírus tem provocado mudanças para toda a população brasileira. Com o aumento dos casos da doença no país, normas e decretos são avaliados a cada dia pelos governos: federal, estaduais e municipais.
Com a recomendação de isolamento da população em diversas cidades a fim de evitar a proliferação do vírus, algumas pessoas estão fazendo estoques de alimentos e outros produtos. O armazenamento dos botijões, tanto em residências quanto em comércios, devem seguir as corretas orientações de segurança para não representar riscos de acidentes aos usuários do GLP. O armazenamento dos botijões de forma incorreta pode colocar em risco as vidas dos consumidores residenciais e dos funcionários dos estabelecimentos comerciais.
Atenta às normas de segurança e saúde dos seus funcionários, revendedores e consumidores, a Liquigás reforçou as orientações sobre as medidas de higiene necessárias para que as operações e atendimentos sejam realizados de forma a minimizar riscos.
Veja abaixo as orientações de segurança para armazenamento de botijões de gás:
- O recipiente sempre deve estar em local ventilado para facilitar a dispersão do gás em caso de vazamento;
- O botijão nunca deve ser colocado em compartimentos fechados como: armários, gabinetes, vãos de escada, porões etc.;
- O botijão não deve ficar próximo a tomadas, interruptores e instalações elétricas, sendo a distância mínima recomendada de 1,50m;
- O botijão não deve ser instalado próximo a ralos ou grelhas de escoamento de água (mantenha distância mínima de 1,50m). Por ser mais pesado do que o ar, em caso de vazamento o gás pode se depositar nesses locais. Assim, qualquer chama ou faísca poderá provocar um acidente;
- Preferencialmente, o botijão deve ficar do lado de fora da cozinha, em local arejado, coberto e protegido das intempéries, desde que não fique confinado.
Para qualquer necessidade, o consumidor pode ligar para a Central de Atendimento Liquigás que mantém os atendimentos via telefone pelo: 0800 -729 7777, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e aos sábados, das 7h às 16h. No caso de emergências/vazamentos de gás, o atendimento é realizado 24 h, 7 dias por semana.