Para trabalhar na Liquigás, incluindo nossas Unidades operacionais e administrativas, informamos que as admissões são feitas por processos seletivos públicos, conforme o artigo 37, da Constituição Federal do Brasil.
Todas as convocações são feitas via postal com confirmação de recebimento. Portanto, solicitamos aos candidatos que mantenham seus endereços atualizados. Veja abaixo nas dúvidas frequentes, como manter o seu endereço atualizado.
Importante: não contatamos e não convocamos os(as) candidatos(as) de nossos processos seletivos por e-mail.
Em caso de dúvidas sobre os Processos Seletivos Públicos da Liquigás, leia atentamente os tópicos abaixo.
Caso queira outras informações, solicitamos entrar em contato por meio do “Fale Conosco”.
Confira abaixo as principais dúvidas relacionadas aos Processos Seletivos Públicos - Liquigás
Siglário:
Ampla Concorrência – A/C
Processo Seletivo Público – PSP
Pessoa Com Deficiência – PCD
Pessoa Preta ou Parda – PPP
Pessoa Negra ou Parda – PNP
Esclarecimentos sobre remuneração, carga horária, plano de carreira e turnos de trabalho:
1 – A remuneração é composta por salário + adicional(is), quando devido(s), + benefícios, cujos valores e aplicabilidade são informações fornecidas aos candidatos aprovados e convocados no início da etapa de qualificação biopsicossocial.
2 - O turno de trabalho e o plano de carreira também são informações fornecidas aos candidatos aprovados e convocados no início da etapa qualificação biopsicossocial
3 – A carga horária de 220 horas/mês, prescrita no edital de abertura dos Processos Seletivos, refere-se ao limite máximo permitido por lei, sendo que, a divisão destas horas se dará em conformidade ao artigo 7, inciso XIII da constituição Federal e artigo 58 da Consolidação das Leis do Trabalho.
Dúvidas Frequentes:
1 - Abastecimento dos Cilindros a granel
Os cilindros a granel nunca devem ser abastecidos com mais de 85% da capacidade. Devido às suas características químicas e físicas, o GLP apresenta um “comportamento” que exige cuidados próprios. Ao passar da fase líquida para a gasosa, o produto expande seu volume em cerca de 280 vezes. Para que não haja nenhuma passagem da fase gasosa para a líquida, a rede de distribuição deve controlar a pressão cuidadosamente e seguir alguns passos nas operações de abastecimento Granel P – 125 / P – 190.
O abastecimento deve ser iniciado com a abertura suave da manopla da pistola de enchimento, a fim de liberar o fluxo de GLP líquido.
A equipe da Liquigás deve acompanhar o abastecimento pelo Medidor de Nível Percentual – o Magnetron – até que chegue a 80% e, a partir de então, dedicar atenção especial à saída de gases da Válvula de Enchimento Máximo.
A saída de névoa de GLP pelo orifício da Válvula de Enchimento Máximo aponta o final da operação de abastecimento, pois indica que o GLP fase líquida está com seu volume geométrico em 85% no reservatório.
Em casos especiais, em que o local ou o cliente não permitem ou restringem o odor de GLP no ambiente, a Válvula de Enchimento Máxima poderá ser utilizada intermitentemente, ou seja, poderá ser acionada em intervalos regulares para fins de verificação, e mantida aberta permanentemente e especialmente após o Magnetron ter indicado 80%. A operação de abastecimento termina com o fechamento suave da manopla da pistola de enchimento.
Voltar
2 - Reabastecimento de Gás
Uma dica para você não ter surpresas quanto ao abastecimento de GLP é colocar sua central em abastecimento automático. Desta forma, você não precisa se preocupar em acompanhar o nível de GLP dentro dos cilindros.
Entretanto, se você preferir solicitar a Liquigás cada novo reabastecimento, faça-o sempre quando o nível de GLP atingir 30% da capacidade de armazenamento ou outro limite acordado com o Técnico da Liquigás. Atingindo-se este limite, poderá haver uma quantidade de gás insuficiente para atender a demanda dos pontos de consumo, devido à redução natural da taxa de vaporização nos cilindros.
Voltar
3 - Vazamento – Como proceder?
Por ser um produto inodoro (sem cheiro), é adicionado ao GLP um composto à base de enxofre (etil-mercaptana) para caracterizar seu cheiro. Dessa forma, é possível detectar eventuais vazamentos.
Para verificar se há vazamentos de gás, passe uma esponja com água e sabão sobre a conexão válvula/regulador de pressão de gás. Se houver vazamento, aparecerão bolhas. Não tente eliminar vazamentos de maneira improvisada. Nunca utilize fósforo, isqueiro ou vela para verificação de vazamento de gás.
Voltar
4 - Vazamento de gás sem fogo
- Mude para fechado a alavanca do regulador de pressão de gás;
- Afaste as pessoas do local;
- Desconecte o regulador de pressão de gás da válvula de saída de gás e, caso continue o vazamento, retire o recipiente para um local aberto, ventilado e longe de fonte de ignição.
- Não acione interruptores de eletricidade e não ligue nem desligue nenhum equipamento eletrônico ou que possam produzir faísca;
- Desligue a chave geral de eletricidade somente se ela estiver fora da residência;
- Não fume, nem acenda fósforos ou isqueiros;
- Se ocorrer em ambiente fechado, abra portas e janelas;
- Desconecte o regulador de pressão de gás da válvula e, caso continue o vazamento, retire o cilindro para um local aberto, ventilado e longe de fontes de ignição;
- Alerte as pessoas sobre o vazamento;
- Entre em contato com a assistência técnica do seu fornecedor de gás e, em casos mais graves, com o Corpo de Bombeiros (193).
Voltar
5 - Vazamento de gás com fogo
- Afaste as pessoas do local;
- Se possível, feche o registro de gás do regulador de pressão de gás;
- Chame o Corpo de Bombeiros (193);
- Desligue a chave geral da eletricidade;
Voltar