Z7_9O44G4S04HCAD06DMJAR6N1075
DATA DE PUBLICAÇÃO 07 de November de 2025

No dia 29 de outubro de 2025 fizemos uma live sobre o Gás do Povo (disponível na integra no portal Copa Energia e Você) com a participação da Caixa Econômica Federal e MME (Ministério de Minas e Energia).

Palestrantes:

Copa Energia: 

 Guilherme Piccolotto - Diretor de Desenvolvimento e Novos Negócios.

MME (Ministério de Minas e Energia):

              Edie Andreeto Jr. - Diretor do Dpto. de Combustíveis Derivados do Petróleo

              Deivson Timbó - Coordenador Geral de Acompanhamento de Mercado

Caixa Econômica Federal:

 Dario Ferreira - Gerente Nacional de Operação Financiamento Estudantil e Programas ao Trabalhador

 

Conforme apresentado pelo MME:

O encontro reforçou o propósito do programa, reduzir a pobreza energética e ampliar o acesso ao GLP de 13 kg para famílias de baixa renda, com gratuidade de recargas dentro de critérios definidos pelo Governo Federal. Segundo o MME, a política pode alcançar mais de 15 milhões de famílias (cerca de 50 milhões de pessoas), resultando em mais de 65 milhões de botijões entregues por ano em todo o país.

O programa conta com governança compartilhada entre MME, MDS, Fazenda/Receita, ANP, Caixa e Dataprev, garantindo elegibilidade dos beneficiários, fiscalização e transparência do fluxo financeiro. A Caixa é a agente operadora responsável pelo credenciamento, sistemas de validação e atendimento operacional a revendas e beneficiários.

Reforçando que as famílias terão direito a 4 recargas/ano (2 a 3 integrantes) ou 6 recargas/ano (4 ou mais integrantes). Os benefícios não se acumulam de um período para o outro. O valor da gratuidade cobre somente a recarga do P13; se o cliente precisar do botijão (vasilhame) e/ou da entrega, esses serviços poderão ser cobrados pelo revendedor.

Conforme apresentado pela Caixa Econômica Federal:

           A adesão é voluntária e por CNPJ. Para estar apta, a revenda precisa estar autorizada pela ANP e com CNPJ ativo na Receita Federal. Para operar as transações do programa, é necessário possuir conta corrente na Caixa (para recebimento) e a maquininha Azulzinha (para validação). A validação acontece de duas formas:

  • Cartão Caixa + senha.
  • CPF + token recebido no celular cadastrado na Caixa.

Após a validação, a revenda recebe, em até 2 dias úteis, o valor integral definido como preço de referência da sua UF, sem taxa de desconto. Os preços de referência são estabelecidos por Portaria Interministerial do MME e Ministério da Fazenda e são a base do ressarcimento.

Seguiremos comunicando novidades nos nossos canais oficiais. Contamos com a sua participação para ampliar o acesso ao gás de cozinha e fortalecer nossa rede de atendimento em todo o Brasil.

Acesse os links:

 

Z7_9O44G4S04HCAD06DMJAR6N10L1
Dicas Programa Gás do Povo

Confira as atualizações do Programa Gás do Povo

Z7_9O44G4S04HCAD06DMJAR6N1GO5
Projeto base
Z7_9O44G4S04HCAD06DMJAR6N1GO7
Seja Cliente Empresarial
Z7_9O44G4S04HCAD06DMJAR6N1G44
Para Revendedores